2010

O projeto de 2010 iniciou com uma grande diferença de ideias na equipe: enquanto os novos responsáveis haviam decidido por fazer um projeto inovador de asa voadora, os veteranos se opuseram à ideia, gerando um desconforto inicial. Mesmo assim a ideia persistiu e o projeto foi aceito como meta para 2010.

Uma análise de sensibilidade inicial foi feita, tendo como principal meta alcançar os 20 kg máximos que a classe permitia. Com isso, verificou-se que uma grande área alar, combinado com um baixo arrasto induzido obtinha o resultado almejado. Isso reforçou ainda mais a ideia de se projetar uma asa voadora.

Para o modelo de síntese, desenvolveu-se um programa que chutava os parâmetros geométricos definidos dentro de intervalos definidos. As características de aerodinâmica, desempenho, estabilidade e estruturas eram então obtidas e um algoritmo de otimização era então implementado. Em maio, o primeiro protótipo já estava sendo testado em São José dos Campos, mas uma grande falha estrutural foi observada quando a longarina cedeu em pleno cruzeiro.

Em 2010, o total de protótipos foram 11, dois dos quais foram à competição. O grande número de protótipos desse ano se deu graças à excelente organização de prazos e a grande facilidade construtiva devido à ausência de empenagem, fuselagem e pelo perfil escolhido não ser pontudo no bordo de fuga.

Na competição, a expectativa para a asa voadora era grande. Juízes e inspetores ficavam curiosos com a asa e a equipe chamou a atenção da mídia na competição, aparecendo na revista VEJA e nos programas de televisão Bom Dia São Paulo e A Noite é Uma Criança.

Apesar de não ter ganho a competição, a equipe ficou em 4° lugar, alcançando o principal objetivo do ano: Atingir os 20 kg. isso rendeu uma menção honrosa de maior peso útil levantado. Além dessa, a equipe recebeu duas outras menções: menor tempo de retirada de carga e maior acuracidade da competição. Na classe regular da SAE Aerodesign 2010, venceu a equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia, carregando 13,95 kg de peso útil.